sábado, 2 de fevereiro de 2013

Pesadelo: um sonho ruim




Dia desses acordei com uma sensação bem desagradável. Um sonho ruim. Um dia aprendi que sonhos ruins não devem ser contados, principalmente se a sensação angustiante for muito forte. Então, pesadelos não são anotados, mas, como não costumo tê-los, fui pesquisar um pouquinho. Entre ciência e filosofia, encontrei várias coisas interessantes.

O que é um Pesadelo?

É um tipo de sonho, sim, existem vários tipos, e um dia falo mais sobre eles, caracterizado pela sensação penosa e de opressão. Pode significar que se está com medo de alguma coisa na vida real e que precisa ser confrontado.


O que diz a ciência


É uma perturbação qualitativa do sono (parasónia), na maior parte das vezes de origem psicoafetiva, embora não seja de excluir a sua etiologia comicial.


Segundo Barret os pesadelos só se tornam algo preocupante quando a pessoa que os têm ficam ansiosas e sem dormir por causa deles – aí é a hora de procurar um psicólogo. Mas, ainda de acordo com Barret, isso acontece raramente e a maior parte das pessoas que têm pesadelos não é tão afetada por eles.



Segundo o psicólogo da Universidade de Harvard, Deirdre Barrett, pesadelos nos ajudam a sobreviver – se não a evolução teria nos livrado deles há muito tempo. Para Barret, pesadelos nos ajudariam a concentrar nossa atenção em algo importante.


Assim, pesadelos servem para nos avisar de perigos em potencial. Até mesmo os pesadelos pós-traumáticos, no passado, serviam para deixar nossos ancestrais mais atentos a ataques de animais ou a inimigos que poderiam atacar novamente.


Curiosidade
A palavra nightmare, que em língua inglesa significa "pesadelo" dizia respeito, há quatrocentos anos, exatamente a um demônio (o incubus) que vinha e sufocava as pessoas enquanto dormiam.

O que causa

A fonte dos pesadelos são uma serie de pensamentos negativos que quando armazenados em grande escala tomam conta dos pensamentos enquanto se dorme em forma de imagens e sons criados pelo cérebro.


Como evitar


Para evitar um sonho ruim, procure atividades relaxantes antes de adormecer, se possível, tome um chá. Evite pensar nas pendências do dia a dia, e procure por músicas que relaxem. Caso tenha "facilidade" a ter pesadelos, é sempre bom evitar ver filmes que o deixem em alerta e, isso serve para qualquer horário. Ah, cuide da alimentação, um estômago em atividade pode trazer sonhos pesados. 


Conclusão


Um pesadelo nem sempre traz monstros ou imagens feias, muitas vezes vem mascarado com coisas corriqueiras, acidentes e situações das quais normalmente evitamos. Procure verificar quais foram os medos que te levaram a ter o pesadelo. Ele pode ser apenas um aviso de que algo não está bem, mas que pode ser evitado se bem trabalhado.
Gosto de encarar os sonhos sempre como avisos, e se algo nos chega, seja de qual forma for, é porque pode ser alterado. 


Então, mais do que na hora de aproveitar a oportunidade e ter bons sonhos.

:D

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...