quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Introdução à Arte do Sonhar

E mais um capítulo do projeto "sonhos", separei alguns trechos conforme achei conveniente, e que servirá como preparação as práticas que colocarei em breve.

"Dom Juan afirmava que nosso mundo, que acreditamos ser único e absoluto, é apenas um em meio a um conjunto de mundos consecutivos, arrumados como as camadas de uma cebola."
"Dom Juan explicou que, para percebermos essas outras regiões, precisamos não apenas desejá-las. Precisamos de energia suficiente para agarrá-las."

Castañeda, como já devem ter ouvido falar, teve como guia um velho índio, um "brujo", chamado Dom Juan. Ele tentar explicar a Castañeda como os feiticeiros entravam na segunda atenção e uma das descobertas, era entrar através do sonho. Um feiticeiro conseguia enxergar e assim tornava-se fácil tal  intento, mas, começaram a perceber que algumas pessoas realizavam involuntariamente, sem saber ao certo o que estava acontecendo, e isso acontecia através do sonho. E assim de forma inconsciente, e que muitos normalmente esquecem, não-feiticeiros adentravam outros mundos.

"Dom Juan afirmava que os feiticeiros da antigüidade desenvolveram um conjunto de práticas destinadas a recondicionar nossas capacidades energéticas de perceber. Chamavam esse conjunto de práticas de a arte do sonhar."

"Todo feiticeiro sente. Todo ser humano sente, mas o ser humano médio vive muito preocupado com seus afazeres, para prestar atenção a esse tipo de sentimento."

Acredito que todo mundo sonha, mas poucos tem consciência disso durante o sonho. Desde criança, eu sempre tive essa ciência. Por isso, não tinha pesadelos, se o sonho não estava bom, eu simplesmente mudava de canal. Lembro-me, vagamente, de algumas situações em especial, como quando certa vez eu sonhava que era perseguida, e corria com toda minha força, mas estava sendo em vão, eu seria pega, quando tive um momento de ciência "ei, estou sonhando! Então, vou voar... ". Costumo enxergar meus sonhos em terceira pessoa, como se assistisse um vídeo de minha vida, ou um trecho, e às vezes, atribuo a isso a como minha mente funciona. Pulando de cena em cena, como um dvd, e olha, eu fazia isso quando criança, e o dvd nem era projeto!!

"Custou-me muito esforço e muito tempo compreender o que é a segunda atenção. Não tanto por sua complexidade e complicação, que são realmente extremas, mas porque, assim que voltava à consciência normal, eu achava impossível não somente lembrar que havia entrado na segunda atenção: eu nem mesmo recordava que esse estado existia."

Existem 7 portões do sonhar, e o sonhador precisa abrir todos eles. Eles são os desafios/práticas que estarei postando em breve. Já vou logo dizendo, há um tempo atrás tentei, sem muita disciplina, e fiquei parada no primeiro portão. As coisas pareciam mais fáceis quando era criança. Talvez disciplina ajude, dicas, entre outras coisas. Muito provável que entre um portão e outro, acabe colocando alguma técnica que venha a descobrir, ou que seja sugerida. Por enquanto páro por aqui, e os deixo refletindo sobre o sonhar consciente, e por que pode ser interessante lembrar-se e entender mensagens. E para quem curte, sonhos e devaneios continuarão aparecendo por aqui. Sugestões são bem vindas.

Beijinhos

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...