terça-feira, 9 de agosto de 2011

O Primeiro Portão do Sonhar

E aqui estou de volta com o desafio do primeiro portão do sonhar. O desafio parece simples, quando estiver sonhando olhe para as suas mãos.  :D

Tão fácil quanto encontrar uma nota de 3 reais!! Mas, bem, pense assim, existe uma chance, com alguma disciplina, é totalmente possível e mais importante: Verdadeira. Outra coisa, Castañeda depois de 6 meses tentando achou que era impossível, quando Dom Juan deu-lhe algumas "dicas".

"Claro que é possível. Esse controle não é diferente do controle que temos sobre qualquer situação em nossas vidas cotidianas. Os feiticeiros estão acostumados com ele e conseguem-no sempre que desejem ou precisem. Para se acostumar com ele você deve começar a fazer uma coisa bastante simples. Esta noite, em seus sonhos, você deve olhar para as mãos."

Reli isso na semana passada, e me veio a lembrança das tentivas anteriores, todas em vão. Quase consegui semana passada, como pode ver aqui em O Deserto, mas, admito, foi melhor não ter visto, não creio que tenha amadurecido o suficiente para encarar o segundo portão. Não tenho feito tentativas, e não fui atrás de nenhuma espécie de aprofundamento, apenas com as instruções e explicações de Dom Juan. O primeiro portão significa muito mais do que simplesmente olhar para as mãos. Na verdade, ele explica isso também, diz que mencionou mãos, mas que pode ser qualquer coisa, desde que você tenha consciência do que está fazendo. Essa é a parte que me deixou confusa, pois logo imaginei que consegui, algumas vezes, passar o portão por acaso, sem ciência.

"O primeiro portão é o limiar que precisamos atravessar tornando-nos conscientes de uma sensação particular antes do sono profundo. Uma sensação como um peso agradável que não nos deixa abrir os olhos. Chegamos a esse portão no instante em que nos conscientizamos de que estamos caindo no sono, suspensos na escuridão e na sensação de peso."

Mas se prestar atenção a esse trecho, tem algo além de simplesmente ter consciência do sonho:

"Alcançamos o primeiro portão do sonhar ficando conscientes de que estamos caindo no sono ou tendo, como você teve, um sonho gigantescamente real. Depois de termos alcançado o portão, devemos atravessá-lo podendo manter a visão de qualquer item do sonho."
 E mais ao finzinho do capítulo, o prórpio Castañeda tem dúvidas se chegou ou não ao portão, bom, quem já o leu sabe o quanto ele é questionador.

"— Você acredita que eu realmente cheguei ao primeiro portão do sonhar Dom Juan?
— Chegou, e isso já é muito. Você vai descobrir, enquanto prossegue, como vai ser fácil sonhar agora."

Eu também acredito que ele chegou, mas vou esperar um pouco mais para afirmar definitivamente algo sobre o meu portão.



Caso alguém possua sugestões, serão super bem vindas !!!

Bons sonhos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...